fbpx

A importância em equilibrar o nível de áudio de toda a programação!

Diante determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª região a União deverá intervir para que emissoras tanto de rádio quanto de TV parem de aumentar sem motivo o volume de seu áudio principalmente em intervalos comerciais (ocorrência comum).
Desde de 2001 a elevação do volume do áudio em propagandas já é proibida. É comum perceber a disparidade sonora em diferentes atrações na grade de programação, em alguns casos de até 5 decibéis sendo os intervalos comerciais dedicados ao público infantil campeões nesse quesito. O descumprimento das imposições deverá gerar punições severas!
Algumas emissoras entretanto justificam que a variação do volume pode muitas vezes acontecer sem que haja julgamento da concepção artística no conteúdo do áudio. Já emissoras afiliadas dizem depender de um sinal enviado pela cabeça de rede, o que segundo elas não as dá controle das variações sonoras recebidas já que não existe distinção entre o que é intervalo comercial e o que faz parte da programação.
Sabendo desse problema o recomendado é adquirir um controlador de nível de áudio de qualidade a fim de padronizar o volume de toda a sua programação.
Caso tenha interesse na solução, ou queira saber mais sobre como funciona a essa ferramenta, entre em contato conosco.