Blackmagic Design em grande campeonato de eSports

Soluções da fabricante foram usadas para combinar e monitorar sinais de 28 câmeras, as dez telas dos PCs e grafismos no The Manila Major, competição de Dota 2 que distribui US$ 3 milhões em premiação

A Blackmagic Design anunciou que suas soluções foram escolhidas para a produção ao vivo de um dos mais disputados campeonato de eSports do mundo, o Manila Major, deste ano. O torneio de seis dias, que reuniu dezesseis times de elite do jogo Dota 2 batalhando por um prêmio de US$ 3 milhões, foi produzido pela PGLeSports e acontece no Mall of Asia Arena, com milhares de espectadores tanto no local quanto online.

A infraestrutura para essa produção é digna de um megaevento: com 28 câmeras e uma dezena de telas de computadores para serem transmitidas ao mesmo tempo, a PGL precisou desenvolver uma solução para poder captar toda a ação do jogo e a emoção da plateia e dos comentaristas.

Para isso, o fluxo de produção foi divido em quatro frentes, cada um dos quais com um switcher ATEM 2 M/E Broadcast Studio 4K como centro da produção. Essas quatro frentes de produção foram conectadas à um switcher central e matriz Smart Videohub 40×40, de onde foram feitos os cortes para a transmissão.

Vlad Petrescu, chefe de transmissão da PGL, explica que os recursos criativos do ATEM são essenciais para a maneira que eles produzem o conteúdo, visando mostrar as múltiplas ações que acontecem ao mesmo tempo nas diferentes telas. “Além dos tradicionais efeitos de picture in picture, nós criamos um efeito que mostra as três lanes [termo utilizado para indicar os caminhos que os personagens devem seguir no jogo] ao mesmo tempo, mostrando a imagem principal juntamente com as telas das outras duas dividindo a tela”.

Os sinais também foram combinados com a solução de grafismos da própria PGL, que usou placas de captura DeckLink para oferecer as estatísticas e pontuações dos jogadores. Todas as entradas de câmeras, computadores e CGI foram padronizados usando os processadores Teranex Express para a resolução 720p59.94 usada na transmissão, antes de serem conectados ao roteador de vídeo central.

A monitoração de sinal foi gerenciada com um pacote de hardware Blackmagic incluindo os monitores de preview SmartView HD, o Audio Monitor e três MultiView 16. “Os MultiView 16 são cruciais para entregar a cobertura do palco com os jogadores: nós não poderíamos monitorar as dez câmeras dos jogadores e fazer o ingest de todos os feeds de grafismos ao vivo utilizando apenas o ATEM. Ter multiviewers separados tornam a monitoração de toda a ação muito menos oneroso”, explica Vlad.

O stream final foi transmitido para os quatro telões de LED de 16×9 metros e pela plataforma Twitch.tv, além de algumas emissoras como a TV5 em Manila e a Viasat na Polônia.

“Capturar essas jogadas espetaculares que diferenciam um grande jogador de um jogador casual e complementá-los com as reações do público é muito importante”, conclui Vlad. “Conseguir isso no eSports é muito mais complexo que nas transmissões esportivas tradicionais. Os hardware da Blackmagic nos permitiram desenvolver uma solução muito robusta para a produção ao vivo, mas de uma maneira que é realmente fácil de operar em um ambiente tão exigente”.

Fonte: Panorama Audiovisual

Support