Blackmagic lança novas ferramentas de produção para Streaming

streaming-black-magic

Qual a melhor forma de anunciar novos produtos para produção e transmissão de vídeo ao vivo pela web? A Blackmagic parece que acertou a resposta ao realizar, nesta segunda-feira (6), um evento de lançamento de três equipamentos focados para o que eles chamam de “Web Broadcasting” direto via Youtube Live. As novidades ficaram por conta de um novo modelo de Switcher da linha ATEM, um sistema de gravação 4K e uma interface câmera-USB, todas sendo usadas em tempo real para a produção da transmissão.

Começando pelo o que mais chamou atenção, o ATEM Television Studio HD é um switcher de produção ultra compacto (menor que 1R) que possui oito entrada (4 em SDI e 4 em HDMI), capacidade para suportar vídeos em SD, 720p, 1080i e 1080p até 60fps. O sistema traz uma saída para mult view para oito fontes mais preview e programa. A novidade ainda tem capacidades de transição, DVE, chroma, mixer de áudio, saídas auxiliares entre outros recursos.

Um dos principais chamarizes do novo modelo é seu painel frontal, que permite acessar e controlar todas as funções do ATEM Television Studio HD de forma extremamente intuitiva com rápida navegação por menus (usando um knob master) e com oito teclas dedicadas à cada entrada de câmera. Claro que o produto acompanha o software de controle que também pode ser usado conectando o ATEM à um computador (Mac ou Windows) via Ethernet.

Em seguida foi anunciado os dois “melhores amigos” do ATEM, sendo o primeiro deles uma ferramenta de gravação até 4K. Batizado de Hyperdeck Studio Mini, o sistema é um gravador para cartões SD que comporta gravações até UHD em 2160p30 com entradas 6G-SDI. Além da aplicação óbvia de gravar produções ao vivo, o sistema também funciona como um player para aplicações de Digital Signage, por exemplo, já que possui duas saídas 6G-SDI e uma saída HDMI.

Por fim, e talvez figurando como solução mais interessante, a Blackmagic apresentou o Web Preseter, que nada mais é do que uma pequena caixa que recebe vídeo via SDI e HDMI, além de áudio analógico via RCA ou XLR em nível de mic/line, faz uma conversão para 720p e entrega à um computador usando uma conexão USB 2.0. A grande sacada do Web Presenter é que uma vez conectado à qualquer máquina, ele se comporta como se fosse uma webcam, sendo rapidamente reconhecida como tal pelo sistema operacional tornando a experiência de realizar um streaming extremamente intuitiva.

O Web Presenter vem em duas versões, uma simplificada, ou seja, uma caixinha com as diversas conexões, e outra aprimorada com um painel frontal que traz um pequeno LCD e alguns botões de controle que permitem, por exemplo, trocar entre a entrada SDI e HDMI com uma pequena transição, quase como um micro-switcher. Por falar em Switcher, a combinação entre ATEM Television Studio HD e o Web Presenter pareceu extremamente poderosa para aplicações de programas de TV para transmissão on-line, estúdios de rádio que também trabalham com steaming de vídeo da programação, educação à distância e, é claro, templos e igrejas que busquem soluções fáceis de implementar para colocar seus conteúdos na internet.

Fonte: Panorama Audiovisual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *