Transmissão de cultos e missas pela internet

O mundo da tecnologia para televisão sempre conviveu com as mudanças impostas pelo constante avanço das tecnologias que emprega, agora porém atravessa um momento especial em sua história, que muitos analistas chamam “a revolução do ON AIR para o ONLINE”. A literatura especializada publica constantemente notícias sobre novos lugares do mundo onde a audiência através de canais de vídeo streaming supera à televisão broadcast. Com isso cada vez mais se consolida a constatação da evolução do ON AIR para o ONLINE. Neste sentido todos os segmentos que utilizam o audiovisual como instrumento propulsor de suas atividades procuram usufruir dos novos recursos possíveis através do vídeo streaming. A igreja moderna, católica ou evangélica, em conformidade com seu tempo, não foge à tendência buscando também a utilização desta tecnologia para a transmissão de seus cultos e missas. A implementação da transmissão ao vivo de cultos religiosos através da internet é um dos assuntos mais debatidos pela equipe de consultores da Videomart. A busca por um modelo que atenda às diversas necessidades é um desafio constante para nossa engenharia. O tema é mais complexo do que muitos supõem por conta das muitas possibilidades e recursos disponíveis. Por isso resolvemos elaborar um guia para ajudar àqueles que enfrentam este desafio na criação de um projeto consistente que atenda exigências atuais e futuras. Ao final deste artigo apresentaremos um projeto conceitual totalmente utilizável que poderá ser adaptado às necessidades específicas de cada cliente.

O que é transmissão por streaming?

Na transmissão da televisão broadcast convencional, os sinais de áudio e vídeo são enviados para um transmissor que irradia seu sinal para uma área de cobertura limitada pelo alcance previsto na concessão, que é limitado por fatores tais como potência do transmissor, localização, sistema irradiante e topografia da região. Na transmissão de vídeo streaming, embora haja limitação de número acessos concorrentes, não há limitação de área de cobertura, com isso uma transmissão pode ser assistida em qualquer lugar do planeta com acesso à internet. A principal característica da transmissão de vídeo por streaming é a necessidade de conexão à internet para sistemas outdoor ou rede local para transmissões internas.

O bloco de transmissão (1) é o responsável pela produção e transmissão do conteúdo para o servidor de vídeo streaming (2). Como o servidor de streaming é normalmente um serviço terceirizado contratado junto a um provedor, concentraremos nosso foco na montagem da unidade de transmissão. Entendendo o processo de transmissão de vídeo streaming Sob o ponto de vista técnico a transmissão dos cultos religiosos se assemelha bastante à transmissão de programas ao vivo em emissoras de tv, com exceção do transmissor e pode ser compreendida observando-se o diagrama de blocos abaixo: O workflow acima exposto sintetiza o esquema básico de um sistema completo para transmissão de video streaming.

O workflow acima sintetiza o esquema básico de um sistema para transmissão de vídeo streaming.

Aquisição (Captação).

No bloco de aquisição estão inseridos os equipamentos responsáveis pela captação de áudio e vídeo como câmeras, exibidores de vídeo, microfones e mixer de áudio.

Produção.

O setor de produção, além de realizar o corte dos sinais de entrada provenientes das cameras é o responsável pela inserção de elementos complementares como gerador de caracteres, logos, legendas e vídeos e tem como componente central o switcher de vídeo.

Transmissão.

O sinal de áudio e vídeo proveniente da produção é enviado para o encoder de streaming (transmissor) que realiza o envio do sinal de audio e video codificado em formato específico para o servidor de vídeo streaming.

Roteiro para elaboração do projeto

1- Levantamento de objetivos e necessidades para aquisição.

Na primeira etapa devemos fazer um levantamento criterioso do objetivo imediato e futuro do projeto de forma a melhor atender as necessidades da igreja. É hora de entender as necessidades do sistema, e dedicar esforço para atender todas as solicitações do cliente. Como todo projeto é limitado pelo orçamento, é importante ter uma noção aproximada do valor disponível para o projeto. Com isso elimina-se muito tempo perdido à procura de soluções de custo imcompatível. As missas, nas igrejas católicas, possuem características que tornam o projeto para sua transmissão diferentes dos cultos nas igrejas evangélicas. Como exemplo de diferença podemos citar a necessidade frequentemente apontada por clientes de igrejas evangélicas de uma câmera remota para atender os testemunhos de fiéis localizados na assembleia. Portanto devemos iniciar o projeto determinando o número de câmeras utilizadas no projeto, definindo suas características de acordo com seu posicionamento. Em instalações fixas recomenda-se o emprego de câmeras com controle PTZ (pan tilt e zoom) que dispensam a necessidade de um operador para cada câmera, já que o controle de todas pode ser feito através de um único console localizado junto ao switcher de produção. No caso de câmeras remotas há opção de câmeras equipadas com transmissor wireless, trazendo mais mobilidade à operação, já que dispensa a utilização de cabos. O áudio merece atenção especial, podendo simplesmente utilizar uma saída do mixer de áudio já existente. Porém quando há um mixer separado para o ministério de música, é recomendável o emprego de um pequeno mixer auxiliar destinado ao controle independente dos níveis de áudio de voz e música.

2- Especificando o ambiente de produção

Tendo como base o número de câmeras especificado acima, é possível definir o número de canais de entrada do switcher de vídeo. Adicionando-se uma entrada extra para o C.G. (gerador de caracteres) outra para o exibidor de vídeo e uma adicional para utilização eventual ou futura. Com base no levantamento feito na primeira etapa é possível verificar a existência de necessidades especiais, como entradas ao vivo de transmissões de cultos realizados simultaneamente em igrejas afiliadas, ou inserção de material produzido em PowerPoint inseridos através de um PC destinado a este fim. Anote todas estas demandas para informar ao consultor de sua revenda de equipamentos preferida, evitando a aquisição de um switcher que não atenda às necessidades demandadas. Muitas igrejas solicitam também a transmissão do conteúdo gerado para monitores e projetores locais como também sua gravação para posterior exibição em canais de tv e/ou produção de DVDs.

3- Transmissor de vídeo (streaming encoder)

Após a definição dos componentes do sistema utilizados na produção de áudio vídeo, é necessário codificar este sinal utilizando codecs compatíveis com o servidor de vídeo. Esta tarefa é realizada pelo encoder de streaming que pode ser uma solução 100% baseada em hardware ou via software. Utilizando solução baseada em hardware é necessário adquirir um equipamento simples de encoder

4- Escolhendo um servidor de streaming

O serviço de streaming tem um custo proporcional ao número de usuários simultâneos. Como as coisas na internet são muitas vezes imponderáveis, o ideal é a contratação de um serviço limitado a um número de usuários estimado pelo cliente, que possa ser expandido por demanda, evitando assim a possível saturação do serviço. Há muitos provedores deste tipo de serviço. A grande questão para a contratação deste serviço, é o número de usuários concorrentes. Temos adotado como estimativa inicial de usuários o valor de 10% do número de membros. Também é importantíssimo observar as características do servidor como capacidade de transmissão de vídeo MBR (multiple bit rate) conhecido como transmissão adaptativa. Trata-se de um sistema em que são realizadas múltiplas transmissões simultâneas em diferentes compressões. Assim de acordo com a velocidade de acesso do cliente o sistema seleciona uma transmissão compatível com a velocidade de acesso disponível. Com base neste número é possível pesquisar no mercado e escolher um bom serviço.

Projeto audiovisual para igrejas

Ficou interessado? Deixe seu contato abaixo que ligamos para você!