Conheça os tipos de lentes para câmeras DSLR

A pergunta que permeia a mente daqueles que compram sua primeira câmera DSLR, na maioria, envolve qual o primeiro tipo de lente que deve ser comprada. Apesar de muitas câmeras digitais já possuírem modelos que compõem seus kits, a ânsia em comprar sua primeira lente é inevitável para fotógrafos de primeira viagem.

Abaixo você confere um pequeno guia sobre os tipos de lentes, suas funcionalidades e indicação de uso.

Lentes Prime ou Foco Fixo

As principais características deste tipo de lente são a qualidade, leveza e preço. Por não possuírem zoom, as lentes prime resultam em imagens com qualidade superior, ou seja, com menos distorção na imagem. Outro fator que influencia na qualidade das fotografias são as aberturas das lentes, no caso da prime podem atingir níveis superiores a f/2.8, o que torna este tipo de lente ideal para ambientes fechados e retratos.

CANON EF 50MM F/1.4 USM (Foto: Reprodução)
Lente Canon EF 50mm F/1.4 USM

Favorita dos fotógrafos, a Lente 50mm indicada para quem deseja adquirir uma lente prime.
techtudo-lente-prime-f1-4-Ozw3l-FlickrFotografia com lente prime tem abertura que varia entre: f1 e 4

Lentes Zoom

Nikon 18-200mm VR (Foto: Divulgação)
Lente Nikon 18-200mm DX VR

Como o próprio nome diz, a lente zoom são indicadas para aqueles que não querem (ou não conseguem) chegar tão perto do conteúdo central da fotografia.

Usadas para fotografar vida animal, esportes ou paparazzi, as lentes zoom são pesadas e muitas vezes exigem o uso de um monopé como suporte.

Outro fator que deve ser observados nas fotografias com lente zoom é a velocidade do obturador. Por serem compridas, estas lentes exigem uma velocidade elevada ou suas fotos sairão tremidas.

Apesar de mais serem mais caras, quando optar pela compra de uma lente deste modelo, vale considerar aquelas que possuem estabilizador interno.

techtudo-lente-zoom-victorvharo-Flickr
Lente zoom da Nikon varia entre 18 e 200mm (Foto: Victor Vasques).

Lentes Grande angular

As lentes grande angulares são ideais para fotografar em ambientes pequenos ou criar imagens em que você precisa de mais cena. Há muita variedade de lentes grande angulares no mercado. As fabricantes (Nikon, Canon, Sony) colocaram no mercado lentes que variam entre 28mm e 50mm.

Nikon 28mm (Foto: Divulgação)
Lente Nikon 28mm

Olho de peixe

Outra lente bem específica e de grande ângulo é a olho de peixe (fisheye), indicada para situações determinadas em que se quer um toque mais artístico.

Nikon AF DX Fisheye-Nikkor 10.5mm f/2.8G ED  (Foto: Divulgação)
Lente Nikon AF DX Fisheye-Nikkor 10.5mm f/2.8G ED

Essas lentes conseguem registrar tudo em um raio de 180 graus.

São voltadas para fotografias de arte, por causa do efeito arrendondado que provoca na foto.

techtudo-lente-fisheye-bigwavedave42-Flickr
Fotografia feita com uma lente fisheye (Foto: Victor Vasques).

Lente macro

Existem diversas formas de produzir uma fotografia macro, entre elas diversos suportes e funcionalidades integradas em outros tipos de lentes para câmeras, mas apenas aquelas com formato macro “legítimas”(ou seja, com proporção 1:1) podem criar closes com qualidade e nitidez de um trabalho profissional.

Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM Digital (Foto: Divulgação)
Lente Canon EF-S 60mm f2.8 Macro USM

Indicadas para fotografar objetos pequenos, as lentes macros são de foco fixo e variam entre 40mm e 200mm, dependendo da marca fabricante.

Se o objetivo é produzir fotos como a da imagem abaixo, vale a pena investir em uma lente macro de qualidade, como a Lente Canon EF-S 60mm Macro ou a Lente Nikon 55mm.  .

techtudo-lente-macro-Konstantin-Sutyagin-Flickr
Imagem feita com lente macro, específica para capturar motivos a 1cm de distância

Fonte: Techtudo

Support