Dados preliminares da pesquisa sobre o desligamento em SP são divulgados

Dados preliminares da pesquisa sobre o desligamento em SP são divulgados

O presidente do Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) e presidente da Anatel, Juarez Quadros, divulgou nesta segunda-feira (30/01) os dados preliminares da pesquisa sobre o desligamento da TV analógica em São Paulo e nos municípios do entorno. A pesquisa será apresentada na reunião desta terça-feira (31/01).

Segundo pesquisa do Ibope, encomendada pela EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV),  86% dos domicílios de São Paulo e municípios vizinhos já estão aptos para receber o sinal digital.

O Ibope realizou, entre os dias 13 a 25 de janeiro deste ano, 1.078 entrevistas em São Paulo, e 1.652 no  entorno. A amostra considerou  domicílios da área urbana e rural das regiões pesquisadas. Toda a área conta com 6,8 milhões de residências, sendo 4 milhões em São Paulo e 2,8 milhões no entorno.

A pesquisa, que será avaliada durante a reunião do Gired desta terça-feira, traz dados sobre o processo de desligamento da TV analógica e a implantação do sistema digital. Se a TV analógica fosse desligada hoje somente 8% da população ficaria sem o sinal digital.

A pesquisa constatou ainda que 95% da população de São Paulo já ouviu falar em sinal da TV digital, enquanto no entorno o percentual é ainda maior, chegando a 98%. O Ibope também verificou que cerca de  88% das famílias (87% na capital e 88% no entorno) têm conhecimento de que a TV analógica será desligada.

A EAD foi criada pelas empresas de telecomunicações vencedoras do leilão da faixa de 700 megahertz, destinada ao serviço móvel de 4G. Ela foi incumbida de operacionalizar e divulgar o processo de transição entre o sistema analógico e o digital. A entidade tem também a responsabilidade de adotar medidas para evitar a interferência entre os sinais do 4G e da TV digital.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Distrito Federal

O processo de desligamento do sinal analógico em Brasília e nas nove cidades do entorno do Distrito Federal foi realizado entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro do ano passado. A região tem aproximadamente 4 milhões de habitantes, com 1,2 milhões de domicílios.

A primeira cidade a contar totalmente com o sinal digital foi Rio Verde, em Goiás. A experiência realizada no início de 2016 funcionou como projeto piloto. O município tem uma população de 207 mil pessoas, com 69 mil domicílios.

Fonte: Anatel[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Support