É hora de pensar em 8K?

8k-UHDTV

Nos últimos anos, a indústria de vídeo tem vindo a promover a 4K ea inclusão de “HDR” (alta gama dinâmica) para impulsionar a dinâmica da cor. Agora, à medida que a indústria migra para o formato de maior resolução, o 8K está começando a surgir, fazendo alguns se perguntando se 4K é simplesmente uma “ponte” de curto prazo para 8K.

Empresas como a Ikegami, a Hitachi e a RED têm exibido câmeras de 8K em feiras de indústria em todo o mundo durante a última década. Você pode até obter um gerador de teste de 8K da For-A (ESG-8000) e outras empresas estão se preparando para 8K, incluindo Nippon Control Systems, NEC, JVC e Canon, entre outros. No Salão NAB deste ano, a Ikegami lançou sua nova Câmera Portátil 8K de 2/3-polegadas e exibirá seu monitor SHLM-5510W de 55 polegadas e 8K e a Hitachi apresentará sua câmera SK-UHD8000. A Sony está também envolvida no desenvolvimento da 8K como membro do NexTV-F, uma iniciativa de avanço tecnológico apoiada pelo governo japonês, da qual a emissora japonesa NHK e outros, como o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da BBC, com os Serviços Olímpicos de Radiodifusão (OBS) Desempenhou um papel importante. O vídeo de Ross tem trabalhado com 12G assim que seu roteador de Ultrix pode segurar realmente 8K quando é tratado como um “quad-ligação 12G,” eo switcher de Acuity de Ross pode atualmente mudar 8K ao usar “o barramento segue” (significando o “strapping” de múltiplo Entradas para usar como um). O presidente da Ross, David Ross, diz que a empresa 12G DA’s pode ser usada para quad-link 12G para lidar com a largura de banda total de uma imagem 48G 8K descompactada.
Do lado do consumidor, os monitores de consumo de 8K da LG, Samsung e Hisense foram mostrados no chão de exposição da CES nos últimos dois anos e, em termos de câmeras, a Canon produz DSLR de até 50 Megapixels, o que pode produzir imagens melhores que 8K. Embora atualmente a câmera só oferece gravação 4K).

O ESTADO ATUAL DE 8K

Antes de entender o desenvolvimento de 8K precisamos entender o status atual de 4K. Câmeras estão disponíveis hoje e os fabricantes ainda estão empurrando diferentes métodos de entrega de IP para coaxial 12G. Switchers estão lidando com 4K usando quatro canais HD (quad-link 3G) para fornecer a largura de banda necessária para lidar com 12G. E sobre qualquer outra peça de equipamento necessária para gravar ou produzir está lá fora ou mostrando no NAB Show deste ano. O interesse em 4K está aumentando fora da arena da transmissão, de acordo com Sean Moran, diretor de operações da Hitachi Kokusai Electric America Inc. “Os pedidos de 4K estão acima de casas de culto e os mercados esportivos e estadiamento”, disse ele. “Temos interesse atual de ligas de esportes profissionais no 8k, mas eles estão apenas explorando neste momento.”
De acordo com Ross “temos muitos produtos que podem fazer 8K tão mal quanto todos os outros, e em vários casos muito melhor. Por que mal? Porque a maioria dos trabalhos de hoje é feito com 16 link 3G. Temos um conjunto completo de produtos 3G. A melhor solução é quad link 12G. Uma vez que Ross é um líder em 12G temos uma história melhor para 8K do que a maioria. ”
Em termos de resolução, 8K é 16 vezes mais nítida do que 1080p HD. Embora não haja termo de marketing para 8K nos Estados Unidos, (como UHD para 4K), no Japão, a NHK adotou o moniker “Super Hi-Vision” (SHV) para o formato de alta resolução. Diferentemente da diferença entre 4K e UHD – onde há uma ligeira variação na resolução com 4K sendo algo mais próximo de uma imagem de 17.1×9 (4096×2160) e UHD sendo uma 16×9 “transmissão” de imagem (3840×2160) -actualmente 8K SHV mantém o padrão 16: 9, com resolução de 7680×4320 em aproximadamente 33 Megapixels.

Além desta resolução maciça, SHV apresenta um sistema de som multicanal 22.2 composto de três camadas verticais de alto-falantes. O raciocínio por trás disso é que 22,2 canais podem fornecer o caminho de crescimento para o futuro do surround, bem como fornecer o áudio em várias línguas simultâneas que, de acordo com o escritor técnico Robert Silva, LifeWire, poderia fazer uma transmissão universal universal possível. A NHK, que assumiu a liderança nos testes de desenvolvimento, já está filmando eventos nos EUA, incluindo jogos de Major League Baseball e Super Bowl. No verão passado, a NHK cobriu os Jogos do Rio no Brasil usando duas unidades móveis de 8K usando as câmeras SHK-810 da Ikegami, de acordo com Alan Keil, vice-presidente e diretor de engenharia da Ikegami. Em três anos, de acordo com NHK, a rede planeja transmitir os Jogos Olímpicos de 2020 de Tóquio em 8K cheio para audiências ao vivo em todo o mundo.
“A NHK estava visando 2020 para o início comercial de 8K”, disse Keil. “Mais recentemente eles puxaram para a frente um par de anos, eu suspeito em um esforço para persuadir o mercado que eles devem esperar por 8K em vez de um 4K provisório. Acho que neste momento eles podem ter admitido que esta estratégia não funcionou realmente. Talvez voltemos a 2020. ”

 

LIMITAÇÕES DE BANDA
Como 4K, a principal preocupação sobre 8K inclui largura de banda. Devido à alta taxa de bits e grandes requisitos de largura de banda, parece que a compressão inicial de sinais pode ser necessária. Isso ocorre porque a taxa de dados de 8K está em 48 Gbps como uncompressed, mas algo sobre a metade dessa taxa deve ser possível em um formato de compactação ainda a ser determinado. Se 8K é comprimido, isso ainda é cerca de duas vezes os dados de 4K (descompactado em um 12G completo). 8K descompactado é, naturalmente, significativamente maior na largura de banda; Este um monte de dados a serem movidos e armazenados. Uma maneira fabricantes estão lidando com essa enorme largura de banda de 8K é com 16 cabos coaxiais, cada um carregando 3G. E como 4K usando quatro cabos 3G, 8K pode usar quatro cabos coaxiais 12G. Isso está no início do desenvolvimento de 8K, então o cabeamento atual está longe de ser finalizado com qualquer solução de cabeamento particular (seja IP, descompactado, comprimido, coaxial ou algum novo portador desconhecido).
À medida que a tecnologia de vídeo se desenvolve e migra de HD para 4K e, finalmente, para 8K, pode-se supor que a maior resolução excederá as necessidades do visualizador doméstico típico; Chega o ponto em que uma resolução mais alta não é aparente (ou menos aparente) até que a imagem real exibida esteja muito acima do tamanho de tela médio existente de cerca de 65 polegadas (para uma TV de consumo). 8K fará o maior impacto em grandes exibições local de teatros digitais para estádios exposições exposição pública onde a tela poderia facilmente exceder 50 pés ou mesmo 100 pés.
A preocupação com a produção termina com 8K (como se torna aparente com 4K), é a quantidade de espaço necessário para armazenar tantos dados. No típico ambiente de produção de “estilo TV”, iso-gravação de cinco câmeras em 8K, além do programa (“limpo e sujo”) constitui uma enorme quantidade de dados e armazenamento. Para HD era desafiador, e 4K era difícil; Mas em “cinema estilo” produção com uma única câmera ou mesmo apenas uma produção de duas câmeras, 8K é mais gerenciável. O tamanho e o custo do armazenamento devem ser considerados quando se trata de produção e 8K custos de aquisição de vídeo estão diretamente associados com a quantidade de espaço necessário para armazenar, o que também requer um gerenciamento cuidadoso dos ativos.

8K como um formato de TV de transmissão é muito improvável no futuro próximo como largura de banda está ficando mais precioso eo espectro continua a encolher. Embora ATSC 3.0 acomoda 4K, ainda levará vários anos para o padrão para implantar; Enquanto que os provedores de cabo e satélite também reconhecem a vasta quantidade de espaço de banda e dados necessários. Mesmo utilizando um sistema estritamente baseado em IP requer não apenas grande largura de banda, mas extremamente confiável throughput para visualização ao vivo (embora para 8K reprodução de material gravado anteriormente, você tem o luxo de largura de banda reduzida enquanto seu material é baixado). Apesar destas preocupações, os japoneses continuam a avançar com a produção necessária e equipamentos de consumo para 8K com o objetivo de um 8K 2020 Jogos Olímpicos de Tóquio, então, talvez agora é a hora de pensar em 8K.

 

Fonte: TV Technology

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *