Fluxo IP em ambientes de Televisão

migracao-fluxo-de-trabalho-IP-na-industria-broadcast

A tecnologia IP introduz novas possibilidades ao jornalismo, produção e programação, dinamizando o fluxo de trabalho em ambientes de televisão. A adição do fluxo de trabalho IP ao fluxo SDI produz um novo eco sistema que elimina as barreiras e limitações relativas ao fluxo SDI, potencializando o ambiente digital. O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele é o responsável por endereçar e encaminhar os blocos de informações que trafegam pela rede mundial de computadores.

 

Que benefícios são obtidos com isto?

Limitação de entradas e saídas disponíveis no sistema:

Enquanto no fluxo SDI o número de entradas e saídas disponíveis do sistema está limitado à existência de dispositivos I/O instalados, no fluxo IP todos os equipamentos conectados à rede podem receber e transmitir streaming de vídeos para qualquer equipamento do sistema.

Redução de investimento:

– Com implementação de dispositivos I/O ou placas de captura nos equipamento.
– Instalação de switcher master, comutadores, routing switchers etc.
– Eliminação de cabos SDI.

Disponibilidade e opções de operação:

Aumento significativo das opções de funcionamento do sistema, incrementando fortemente o número de dispositivos disponíveis para exibição imediata.

O poder do Real Time associado ao On Line:

– Áreas como jornalismo, produção e exibição se beneficiam com o poder do fluxo IP imediato.
– Imediata disponibilidade da matéria para exibição tão logo sua edição esteja concluída sem necessidade de cópias ou manobras de comutação etc…

Comutação de sinais:

No fluxo de trabalho SDI, para selecionar um sinal é necessário realizar uma operação de comutação através de um router switching ou régua de patch.

Já no fluxo de trabalho IP todos as saídas do eco sistema ficam disponíveis para todos os equipamentos bastando apenas selecionar o sinal desejado.

 

Como os clientes Videomart podem se beneficiar do fluxo IP?

Toda a linha de sistemas para televisão produzidas pela Videomart é dotada das tecnologias para fluxo IP,  NDI e WebRTC. Com isto nossos clientes podem se beneficiar no presente das tecnologias do futuro.

 

Exemplos de utilização das tecnologias com fluxo IP 

Uma parceria entre a Newtek e a ADOBE resultou uma importante solução com o fluxo IP. Trata-se do plugin de integração  com os softwares adobe creative CC via NDI. Este recurso é de extrema utilidade principalmente para o departamento de jornalismo, onde a necessidade de uma edição em função da mudança repentina de pauta precisa ser realizada emergencialmente. O editor precisa somente ter instalado em sua máquina o plugin que é disponibilizado gratuitamente no site da Newtek. Por se tratar de um sinal NDI é possível também fazer a integração de toda linha Adobe com as soluções da linha Videomart. Confira abaixo uma integração do Adobe Premiere com o exibidor de vídeo TV PLAY PRO.

Playout para emissora de televisão com tecnologia NDI

A tecnologia WebRTC é uma outra tecnologia disponível nas soluções Broadcast da Videomart. Na medida que o sinal NDI, possibilita  transmissão via IP a partir de uma rede interna, o WebRTC permite realizar transmissão ao viva a partir de uma rede externa.  O WebRTC é um projeto aberto desenvolvido originalmente para navegadores e aplicativos móveis com recursos Real-Time Communications (RTC) por meio de APIs simples, a Videomart Broadcast é a primeira empresa a fazer uso desta tecnologia com fins de otimização do fluxo de trabalho IP.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column]

[/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter!