HDMI 2.1 trará suporte à 8K60p, HDR dinâmico e áudio imersivo

hdmi 2.1

Com a nova especificação, fabricantes de cabos e equipamentos poderão começar a desenvolver e lançar suas soluções e produtos

 

O Fórum HDMI anunciou ontem (4) a versão 2.1 da especificação que se tornou a principal escolha para a transmissão de imagens em alta resolução em telas de todo o mundo. Nesta edição, o HDMI trará uma largura de banda de 48 Gbps para suportar resoluções e taxas de quadros maiores, o chamado HDR dinâmico e áudio imersivo em um único cabo.

Com a especificação, as fabricantes de cabos e equipamentos poderão começar a desenvolver e lançar suas soluções com suporte à até 8K60p ou 4K120p, além de HDR dinâmico, uma evolução da técnica de renderização que traz mais contraste, brilho, detalhamento e profundidade de cor para as imagens de uma tela. Diferentemente do HDR estático (HDR-10), utilizado até agora, o dinâmico transmite os parâmetros quadro à quadro, de forma que um profissional possa realizar os ajustes para cada momento específico de um produto audiovisual e oferecer uma experiência muito mais vívida e rica ao espectador.

Além disso, o cabo poderá trabalhar também com codecs de áudio imersivo, como o Dolby Atmos e DTS-X, que permitem posicionar diversas fontes sonoras em um espaço 3D para a reprodução mais precisa do som.

Os cabos com esta especificação serão retrocompatíveis com as portas de versões anteriores (1.3 e 2.0a) mas, quando conectadas à elas, não oferecerão os novos recursos.

 

Fonte: Panorama Audiovisual

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter!