Introdução: Os Formatos DX e FX

Em câmeras digitais, o formato da câmera refere-se ao tamanho do sensor de imagem. O formato DX conta com um sensor de aproximadamente 24×16 mm. O sensor maior, de formato FX ou full frame, mede aproximadamente 36×24 mm, que é praticamente o mesmo tamanho de um quadro em um filme de 35 mm.

 

Diferentes lentes NIKKOR são projetadas para acomodar os diferentes tamanhos de sensores das câmeras. No caso das câmeras DX e seus sensores menores, lentes DX foram projetadas especialmente para esse fim. A designação DX pode ser localizada no nome ou corpo da lente, como por exemplo, a AF-S DX

Zoom-NIKKOR 12-24mm f/4G IF-ED. As lentes DX são geralmente menores, mais leves e atendem às necessidades dos fotógrafos que buscam alternativas mais acessíveis no mercado. Hoje a linha DX da NIKKOR oferece uma grande variedade de opções de lentes, além é claro de contar com um alto nível de desempenho.

O sensor DX torna possível a produção de câmeras mais leves e menores, mas como ele cobre uma parte menor da imagem, um fator de corte 1,5x é incorporado (chamado desse modo porque o sensor menor corta a imagem em comparação a uma imagem de um quadro de filme de 35 mm). Isso significa, por exemplo, que uma lente de 24 mm em uma câmera com sensor DX apresentará uma exibição aproximada de 36 mm.

O sensor FX, possui uma área maior de “obtenção de luz”, o que oferece uma sensibilidade maior e geralmente menor ruído. Devido ao seu tamanho, não há um fator de corte presente nosensor FX.

 

sensor FX, possui uma área maior de “obtenção de luz”, o que oferece uma sensibilidade maior e geralmente menor ruído. Devido ao seu tamanho, não há um fator de corte presente nosensor FX.

* Lentes NIKKOR e câmeras Nikon 1 são compatíveis somente através do Adaptador de Encaixe FT-1. Favor checar o manual de instruções de sua câmera para maiores informações.
** Em uma câmera de formato FX com uma lente DX compatível e encaixada, a câmera automaticamente emprega seu modo de corte DX embutido.

 

Fonte: Nikon Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter!