Matrox Monarch LCS facilita a gravação e streaming em diferentes situações

Novo codificador permite a incorporação de imagens de qualquer fonte SDI ou HDMI, sejam câmeras ou computadores

A Matrox Video acaba de apresentar ao mercado sua nova solução para a gravação e streaming de conteúdo em diferentes situações, o appliance Monarch LCS.

Essa nova proposta permite a incorporação de vídeo de qualquer câmera SDI ou HDMI, além de conteúdo de apresentações em um computador através de uma conexão HDMI. As entradas podem ser codificadas separadamente ou sincronizadas para seu uso com os players de vídeo multi-stream mais recentes. Além disso, as entradas podem ser combinadas antes da codificação em uma grande variedade de esquemas de produção, incluindo picture-in-picture e side-by-side, para seu uso com players de vídeo padrão.

“Os vídeos ao vivo se converteram em um elemento chave para fomentar a participação de alunos, e os centros educacionais de todo o mundo, sejam grandes ou pequenos, buscam uma maneira fácil e eficaz de oferecer seus conteúdos”, aponta Dan Maloney, diretor técnico de marketing na Matrox Video. “Com o Monarch LCS, todas as aulas e salas de conferência podem ser equipadas com um preço acessível para a reprodução e gravação de vídeo em alta definição e de conteúdo em alta resolução gerado por computadores”, ressalta.

O Monarch LCS é um dispositivo de rede independente confiável no qual administradores de TI podem configurar e integrar facilmente os sistemas de gerenciamento de vídeo (VMS), como Opencast e Kaltura, e em sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), como o Moodle. Sua interface web intuitiva facilita que os usuários possam definir perfis para lições gravadas e transmitidas ao vivo, combinando vídeo da câmera e de apresentações vindas de fontes SDI e HDMI.

Os sistemas de escalonamento descentralizado e redução de ruído garantem que os codificadores recebam apenas imagens cristalinas. Para o streaming, o dispositivo usa tanto protocolo RTSP como RTMP para oferecer transmissões ao vivo para servidores locais como CDNs na nuvem. Em aplicações de gravação, os Monarch LCS permitem a gravação de arquivos MP4 ou MOV diretamente à drives da rede, eliminando a necessidade de transferência de arquivos pós-leitura, ou em cartões SD e drives USB.

O Monarch LCS inclui também um amplo conjunto de API de controle baseado em HTTP que permitem que os desenvolvedores de plataformas de gerenciamento de vídeo baseado em rede ou na nuvem e os integradores de sistemas audiovisuais possam aproveitar as funções de reprodução e gravação dos dispositivos Monarch LCS em seus próprios computadores para criar experiências de usuários personalizados.

Fonte: Panorama Audiovisual