Panasonic apresenta câmeras Varicam LT e AK-UC3000 com capacidades 4K para estúdio

Novos produtos expandem linha 4K da empresa.

A fabricante japonesa Panasonic, aproveitou a NAB Show 2016 para ampliar sua linha de produtos 4K com a introdução da nova série UX, a Varicam LT 4K e a câmera para estúdio AK-UC3000 4K. Outra novidade anunciada durante o evento é a parceria estratégica com a Canon para a promoção da tecnologia de infraestrutura IP.

Começando pela novidade para estúdio, a AKUC3000 é uma câmera que pode ser utilizada em modo 4K e HD com altíssima sensibilidade e baixo ruído. Além disso, o produto traz as mesmas funções apresentadas no modelo convencional, como DRS e CineGama, além de novas funcionalidades com foco-assist, compensação de bandas de flash e redução de distorção que são alcançados graças à melhoria do sensor MOS.

Em combinação com a unidade de controle de câmera AK-UCU500, o sistema é capaz de oferecer imagens 4K e transmissão de grande distância sem compressão. Também está disponível para seu uso junto a este produto o painel de envio remoto AK-HRP1000/HRP1005, que integra um LCD colorido para proporcional a visibilidade de tela para garantir um controle fluído. A câmera e a unidade de controle podem se conectar para realizar transmissões de snal de vídeo em longa distância (até 2km) quando há alimentação para a unidade de controle. O painel de envio à distância e a câmera podem se conectar por um cabo proprietário. 

Varicam LT 4K

Já sobre a nova Varican LT 4K, trata-se de um produto que já está disponível para venda e traz o mesmo sensor da popular Varicam 35. Este modelo leve e compacto conta com muitas das características da Varicam 35 4K, como a capacidade de gravar em 4K nativo (4096 x 2160) e em UHD (3840×2160) e oferece alta sensibilidade, baixo nível de ruído, grande amplitude dinâmica e profundidade de campo típica de cinematografia.

Para conservar o aspecto da VariCam, a LT incorpora um sensor MOS de um único chip de 35mm, originalmente desenvolvido para a Varicam 35, e oferece uma amplitude dinâmica igualmente ampla. Esta característica garante uma representação precisa das imagens do conjunto, desde as áreas mais escuras até as mais claras.

O sensor incorpora dois ajustes ISO nativos de 800 e 5000, enquanto que seus circuitos analógicos integrados oferecem mais sensibilidade sem ruído adicional. A Varicam LT permite trocar o encaixe EF padrão de fábrica por um PL opcional. Por fim, a câmera grava 60 fps em 4K e incorpora um modo de crop de sensor central, que permite 240 fps para câmera lenta em HD ou 2K.

Fonte: Panorama Audiovisual