Sennheiser aposta em soluções para mobilidade e câmeras de ação

Fabricante revelou dois microfones para serem usados com dispositivos móveis, um microfone feito em parceria com a GoPro e o receptor para câmeras EK 6042 no NAB 2016

A Sennheiser marcou presença no último NAB Show trazendo uma série de novidades focados na produção de áudio de alta qualidade em mobilidade, com o lançamento de dois microfones para smartphones e tablets, e um microfone e receptor de áudio de dois canais para câmeras de ação, fruto da entrada no programa de desenvolvedores da GoPro.

Microfone de mão para smartphones e tablets

O HandMic digital transforma qualquer smartphone ou tagblet em uma ferramenta de gravação profissional para voz. Altamente resistente à interferências do celular, o microfone de mão dinâmico cardioide é ideal para equipes de jornalismo, podcasts ou gravação de instrumentos ou voz. Os benefícios incluem uma alta qualidade e som e presença, alta rejeição de retorno, e excelente supressão de ruído de vendo e movimento. Um conversor A/D da Apogee e um pre-amp transformam essas qualidades em digital.

“Os usuários estão cada vez mais confiando em seus dispositivos móveis para a gravação de falas e vozes”, disse Achim Gleissner, gerente comercial da área de broadcast e mídia da Sennheiser. “No entanto, a qualidade dos microfone embutidos deixa muito a desejar para os profissionais. Essa é a razão de nós criarmos o HandMic digital, que oferece todos os benefícios de um microfone de mão dinâmico da Sennheiser”, explica o executivo que ainda ressalta que este é mais uma passo na parceria com a Apogee Electronics.

O HandMic digital vem com um revestimento robusto totalmente de metal e usa uma cápsula cardioide da Sennheiser testada com shock mount para suprimir os ruídos de movimento. O microfone também é altamente resistente à ruídos de vento e ao eletromagnetismo emitido pelos celulares. Suporta SPLs de até 150 dB e oferece uma excelente proteção contra retorno.

Através de cabos fornecidos, o HandMic digital pode ser conectar diretamente à entradas USB ou à entradas Lightning dos dispositivos iOS. Uma braçadeira de microfone e um pedestal de mesa sólido também estão incluídos. O dispositivo pode ser usado com programas e aplicativos de produção de mídia comuns, como FiLMiC Pro, Luci Live, Periscope, Logic Pro X, Apple Final Cut Pro, Adobe Premiere, Pro Tools, Garage Band e Apogee MetaRecorder. A previsão é de estar disponível a partir do terceiro trimestre de 2016.

MK 4 digital

Outro microfone que foi revelado no NAB 2016 é uma versão digital do microfone MK 4, um dos mais populares microfones de gravação da fabricante. Com sua conversão A/D da Apogeee de alta qualidade e com o preamp de microfone, o MK 4 digital se conecta diretamente à dispositivos iOS, Macs e Pcs através de conexão USB ou Lighting.

Com um grande diafragma, o equipamento é ideal para qualquer tarefa de gravação móvel que precise de uma grande qualidade de som com o calor típico e o detalhe de um verdadeiro microfone condensador.

“Estamos orgulhos em anunciar este mais novo produto nascido da cooperação com a Apogee Electronics”, disse Wolfgang Fraissinet, diretor de gravação de áudio da Sennheiser. “O MK4 digital é um verdadeiro microfone condensador de estúdio que traz toda a qualidade de som detalhado e componentes feitos na Alemanha para gravações com dispositivos iOS, Macs e Pcs. Ele dará a liberdade e flexibilidade para bandas e artistas na gravação das suas músicas em qualquer lugar, sendo uma ferramenta perfeita também para aplicações de amplificação de voz de alta qualidade de voiceovers à podcasts”, destaca.

O dispositivo pode ser usado com programas e aplicativos de produção de mídia comuns, como FiLMiC Pro, Luci Live, Periscope, Logic Pro X, Apple Final Cut Pro, Adobe Premiere, Pro Tools, Garage Band e Apogee MetaRecorder. A previsão é de estar disponível a partir do terceiro trimestre de 2016.

Microfones para câmeras GoPro

Ainda no campo de microfones, a Sennheiser levou ao evento um microfone projetado especialmente para uso com câmeras GoPro. Com um revestimento altamente resistente, o novo microfone é capaz de funcionar nas condições mais adversas, sejam com ventos, água, neve ou barro. Com um design de cápsula avançado e conexão à prova de água com a caixa da câmera, é possível gravar o áudio até mesmo debaixo da água.

“Conseguir um som de alta qualidade para gravações de esportes extremos tem sido um grande desafio e, na maioria das vezes, os atletas tem que diminuir suas expectativas em relação à qualidade do som”, disse Gleissner. “No entanto, nosso microfone de ação – que começará a ser disponibilizado até o fim deste ano – irá resolver esses problemas de áudio: ele tornará o som de vento uma coisa do passado e permite gravações de áudio onde atualmente só o vídeo é possível”, destaca o gerente comercial que conta que o microfone está sendo testado em uma variedade de esportes extremos para valiar seu desempenho.

No NAB a Sennheiser estava apresentando um protótipo com alguns vídeos demonstrativos gravados com o modelo.

Essa solução faz parte da recente entrada no programa de desenvolvedores da GoPro, que oferece ferramentas para terceiros conectarem seus produtos com as câmeras GoPro, desenvolvendo soluções integradas. Outro fruto dessa parceria é o microfone Ambeo VR, voltado para a captação de áudio de realidade virtual, que oferece gravação de áudio de alta qualidade em quatro quadrantes, com uma versão dedicada para a GoPro em desenvolvimento..

Receptor EK 6042

Por fim, sendo lançado primeiramente nos EUA, a Sennheiser revelou um receptor para câmeras, o EK 6042, que foi revelado no IBC 2015. O dispositivo permite trabalhar com transmissores analógicos ou digitais da Sennheiser ou com um mix dos dois, na banda de 184 MHz. Como um companheiro ideal para os transmissores top de linha Digital 9000 series e analógicos que oferecem companders HDX ou HiDyn plus, o EK 6042 se auto-configura através de infravermelho, economizando tempo de configuração para equipes de gravação.

“O EK 6042 é extremamente versátil e uma ferramenta ágil no trabalho com frequências – um receptor para todos os tipos de necessidade que se torna uma solução ‘go-to’ para os usuários de sistemas wireless da Sennheiser”, diz Tobias von Allwörden, gerente de produto da área de broadcast e mídia da fabricante. “Um ativo interessante é sua excepcional facilidade de uso, incluindo recurso de auto-configuração e a opção de convenientemente programar o receptor da câmera através de uma interface web. Como um receptor realmente diversificado com quatro circuitos de recepção separados, o EK 6042 é extremamente confiável, mesmo em ambientes com condições de RF difíceis”, ressalta.

O dispositivo irá funcionar com qualquer dispositivo das linhas da Sennheiser, indo dos Digital 900 em modo de longo alcance, até os 5000, 3000 e 2000, identificando automaticamente o transmissor através de link IR. O receptor da câmera irá selecionar seu próprio modo de operação de acordo – e automaticamente – com a largura de banda e frequência apropriada na extensão UHF entre 470 e 654 MHz. Até mesmo transmissores mais antigos, como o SK 50 e o SK 250, podem ser usados: basta inserir as frequências do transmissor fixas através de uma interface web do receptor.

O EK 6042 pode ser conectado à um PC ou Mac através de conector USB para a conexão em browser web, sem a necessidade de instalar nenhum software, podendo importar e exportar dados para posterior utilização.

Dois adaptadores (de 15 e 25 pinos) estão disponíveis separadamente, garantindo compatibilidade com a maioria das marcas de câmeras, como ARRI, Panasonic e Sony e equipamentos da Sound Devices.

Para camcorders que não possuem um slot de receptor de áudio, o EK 6042 permite a montagem usando um adaptador de painel traseiro especial, que está disponível como acessório. Se a câmera não fornecer energia para o receptor, um adaptador pode ser incorporado no acessório para utilizar duas baterias BA 61 com “hot swap” que permite ler exatamente o tempo de operação restante.

Fonte: Panorama Audiovisual