Sony apresenta câmera robótica com stream triplo

A SRG-360SHE oferece PoE+ e conectividade 3G-SDI, HDMI e IP com compressão H.264 para transmissões e gravações de eventos ao vivo

A Sony está expandindo sua linha de câmeras robóticas SRG com a apresentação do novo modelo com zoom de 30x, SRG-360SHE. O equipamento é projetado para o uso em salas de aula, tribunais, salas de reunião, templos e igrejas e outros locais onde seja necessário transmitir e/ou gravar vídeo em Full HD.

Esse novo modelo é baseado na SRG-300SE e adiciona capacidade de PoE+ (Power over ethernet), para oferecer energia via cabo de rede, e a possibilidade de gerar três fluxos de streaming com áudio embutido. As três saídas simultâneas de vídeo 1080/60p tornam o dispositivo ideal para aplicações de transmissões pela internet, visualização ao vivo e gravação simultânea.

“A nova câmera inclui uma série de recursos inovadores, como as tecnologias XDNR e VIEW-DR para oferecer imagens mais claras em condições de iluminação desafiadoras e algumas outras funções PTZ melhoradas”, aponta Terry Huber, gerente sênior de marketing da Sony Electronics. “É uma câmera perfeita para aplicações onde os eventos precisam ser transmitidos ao vivo e depois precisam ficar disponíveis para visualização sob demanda, como aulas de faculdade, cerimônias religiosas, entre outros”, explica.

Além das três saídas de sinal, o SRG-360SHE inclui uma série de capacidades PTZ melhoradas para produzir resultados profissionais mesmo se o operador não for um profissional. O ‘Semi-Synchronous Simultaneous Motion’ melhora as transições entre objetos, oferecendo um movimento de câmera coordenado e suave que não distrai os espectadores. Uma configuração de pan e tilt lenta permite um acompanhamento preciso de objetos e pessoas como, por exemplo, um interlocutor andando pelo local.

Já o PTZ Trace Memory possibilita o armazenamento de sequências de movimentos de câmeras como se fosse um preset, para que sejam acionados e executem os movimentos e comandos de forma rápida e fácil.

O SRG-360SHE também incorpora melhorias no áudio para produzir conteúdos que soem muito bem. Sua função de lip-sync (sincronização labial) automática, promete consertar uma das principais distrações no áudio de transmissões – o delay de sinais entre o áudio e o vídeo.

Oferece duas entradas de áudio 3.5 mm, com possibilidade de selecionar entre microfone e linha. Um novo equalizador embutido e controle de nível automático melhora o áudio estéreo dos dispositivos conectados.

Os controles de pan, tilt e zoom podem ser operados através de protocolos VISCA, assim como conector RS-422 (serial) ou RJ-45 (IP), permitindo uma operação remota ou local e um cabeamento facilitado. A câmera também é compatível com o controlador remoto RM-IP10 da Sony para permitir uma operação PTZ confortável com um joystick de três eixos.

Fonte: Panorama Audiovisual