Cinema 4D R18: melhorias no fluxo de trabalho para efeitos especiais

A Maxon apresentou recentemente no Siggraph 2016, na Califórnia (EUA), algumas das novidades da versão 18 do Cinema 4D, que está cotado para ser lançado ao mercado em setembro.

O Cinema 4D R18 possui novas ferramentas facilmente acessíveis que se adaptam às necessidades dos profissionais de criação e ajuda a superar os desafios da produção profissional para televisão, filmes, jogos, arquitetura, publicidade e design.

Entre as novidades, destaca-se o Voronoi Fracture Object, um recurso nativo para o kit de ferramentas MoGraph que trabalha facilmente com o Dynamics, permitindo que os usuários derrubem paredes e criem geometrias proceduais artísticas usando objetos poligonais ou spline para definir a forma fraturada.

Agora, os usuários também podem desenhar linhas de corte através do modelo 3D e ajustá-lo utilizando um preview interativo. Assim, pode fixar as novas bordas ou dividi-las baseadas no corte. As ferramentas de faca interativa estão disponíveis como comandos separados para o acesso fácil ao modo desejado via atalho ou pelo Commander.

Outra novidade é a nova versão do Object Motion Tracking, dando acesso à novos fluxos de trabalho de visualização e efeitos dinâmicos, com ferramentas expandidas e integração das produções com o Cinema 4D em filmagens do mundo real.

Também houveram melhorias nas capacidades de renderização para a criação de superfícies iridescentes, como bolhas e manchas de óleo, para capturar sombras de maneira mais eficiente, com Parallax Mapping e aperfeiçoamento dos efeitos de colisão, além da possibilidade de criação de mascará para bordas desgastadas utilizando oclusão de ambiente inversa.

Por fim, a empresa informa que agora é possível fazer o download de Allegorithmic Substances compiladas e utilizá-las para as superfícies dos objetos do Cinema 4D. Essa implementação oferece um fluxo de trabalho flexível, além de opções para realizar cachê das substâncias no disco para um melhor rendimento.

“A Maxon continua a ampliar seu legado de 30 anos ao dar mais poder aos nossos clientes com uma performance sem precedentes e acessibilidade para fluxos de trabalho de design mais simples e fáceis”, diz Harald Egel, CEO e parceiro de gestão da Maxon. “O Cinema 4D Release 18 traz essa abordagem com poderosas novas ferramentas e refinamentos para que os profissionais criativos possam lidar com sucesso com qualquer demanda nos ambientes de motion graphics, efeitos especiais e visualização”.

Fonte: Panorama Audiovisual