Estabilizador de câmera: conheça cinco modelos

O estabilizador de câmera é um acessório que ajuda a deixar os movimentos das imagens mais suaves e menos tremidas. A vantagem de utilizar o acessório é que você fotografa ou filma imagens perfeitas com o uso mínimo de equipamentos. A forma como eles funcionam é a partir de um princípio simples: mobilidade do centro de gravidade da câmera para um ponto mais alto acima da mão, fazendo com que as imagens sejam mais estáveis e menos distorcidas.

As opções à venda no Brasil são bastante variadas, mas é possível encontrar equipamentos bons, de fácil manuseio e com preços acessíveis. Confira a lista com cinco tipos de estabilizadores para usar com câmeras DSLR e action cams, como GoPro.

Steadicam Curve – R$ 120

Modelo para GoPro pesa apenas 300g e possui mobilidade de 360º (Foto: Divulgação/Steadicam Curve)
Modelo para GoPro pesa apenas 300g e possui mobilidade de 360º (Foto: Divulgação/Steadicam Curve)

O Steadicam Curve é um estabilizador de imagem criado especialmente para a GoPro. O acessório pesa apenas 300g e possui uma mobilidade de 360º, o que garante uma ampla gama de opções de disparos na câmera, além de uma filmagem panorâmica.

Feito de alumínio de alta qualidade, o estabilizador é coberto de um revestimento preto, que também está disponível nas cores azul, vermelho ou prata.

Vivitar Action Sport Grip (VPT-200)

Estabilizador de imagem Action Sport Grip é indicado para esportes de ação (Foto: Divulgação/Vivitar )
Estabilizador de imagem Action Sport Grip é indicado para esportes de ação (Foto: Divulgação/Vivitar )

O estabilizador de imagens Action Sport Grip, da Vivitar, é indicado para esportes de ação, principalmente se a sua intenção também for gravar um vídeo durante a atividade. Além de pesar em torno de 400g, o acessório possui um hand-grip com espuma acolchoada e base de borracha antiderrapante, tornando a utilização do modelo conveniente e confortável.

Este produto é focado em câmeras DSLR e conta com um adaptador de sapata na parte da frente do punho, permitindo conectar um microfone, flash, ou luz de vídeo.

Gaz Stabil 

Gaz Stabil pesa apenas 380g e é capaz de sustentar câmeras de até 1,6 kg (Foto: Divulgação/Gaz Equipamentos)
Gaz Stabil pesa apenas 380g e é capaz de sustentar câmeras de até 1,6 kg (Foto: Divulgação/Gaz Equipamentos)

Criado pela Gaz Equipamentos, o Gaz Stabil trata-se de um estabilizador de imagem do tipo híbrido, ou seja, trabalha por meio da articulação normalmente utilizada em estabilizadores de arco, mas com a construção ao estilo glide. Com apenas 380 gramas, o acessório é capaz de sustentar câmeras até de 1,6 kg e trabalha com articulação plástica de baixo atrito, que são ligadas ao arco por meio de rolamentos.

O Gaz Stabil também pode ser utilizado com coletes e braços articulados, além de ter compatibilidade com iluminadores, grip ou microfones. Também conta com uma manopla em espuma emborrachada para evitar escorregões.

Linecam HD-1000 GTek

Linecam HD 1000 GTek é de alumínio e pesa cerca de 1,6 Kg (Foto: Divulgação / GTek)
Linecam HD 1000 é de alumínio e pesa cerca de 1,6 kg (Foto: Divulgação/GTek)

O Linecam HD-1000 GTek é um estabilizador que pode ser utilizado na captação de imagens por câmeras fotográficas ou filmadoras. O acessório pesa 1,6 kg, é feito de alumínio e possui o sistema gimbal de rolamento. Suportando equipamentos de 200 gramas até 2,5 kg, o Linecam também pode ser utilizado com iluminadores, grip de baterias e microfone.

O estabilizador traz ainda botões de fixação e o hand-grip espumado, que evita que a mão escorregue. Voltado para câmeras DSLR, nada impede que o usuário também compre adaptadores para GoPro e outras action cams.

Maxi Grua Cage 125 

Acessório conta com sapata universal para encaixe de microfones, flash e leds (Foto: Divulgação/MaxiGrua)
Acessório conta com sapata universal para encaixe de microfones, flash e leds (Foto: Divulgação/MaxiGrua)

Criado especialmente para câmeras DSLR, a Maxi Grua Cage 125 foi produzida toda em alumínio, o que ajuda o acessório a ficar mais leve. Pesando cerca de 660 gramas, o estabilizador conta com uma sapata universal para encaixe de microfones, flashes e leds.

Outra funcionalidade é a facilidade da troca de bateria, que pode ser feita sem remover a câmera do estabilizador, como acontece em muitos acessórios. A Cage 125 possui ainda um hand-grip lateral, que ajuda mais ainda na estabilidade das imagens.

Fonte: Techtudo

Support