NHK cria player de mídia 8K60p utilizando soluções Blackmagic Design

O HyperCUBE MHP-8000 combina quatro sistemas HyperDeck Studio 12G para oferecer reprodução facilitada de conteúdo 8K

A Blackmagic Design anunciou ontem (29) que a NHK Media Technology criou um player de mídia com capacidades de reproduzir vídeo em 8K60p, chamado de HyperCUBE MHP-8000, e baseado nos sistemas HyperDeck Studio 12G da Blackmagic.

A NHK Media Techonology é uma divisão de tecnologia broadcast, programação e vendas da emissora pública japonesa pioneira no desenvolvimento e na pesquisa do 8K. A organização também atua realizando projetos e operações de transmissão.

“Atualmente, os players 8K do mercado são muito caros. Eu já escutei que simplesmente não há demanda para isso e que ainda é muito complexo utilizar essa tecnologia. Por isso, quis criar um player 8K de baixo custo para contrapor esses desafios e, assim, espero levar essa tecnologia para um mercado mais abrangente”, disse Kazuki Naito, gerente da divisão de desenvolvimento de negócios da NHK Media Technologies. “Originalmente, nossa companhia havia se focado na tecnologia de sincronização de vídeo. Usando essa tecnologia e a combinação dos players de mídia 4K já disponíveis no mercado, nós conseguimos criar uma solução que permite reproduzir até 8K30p. Depois deste primeiro passo, nós estávamos prestes a desenvolver uma que poderia reproduzir até 8K60p e foi exatamente nesta época que o HyperDeck Studio 12G foi lançado”.

Segundo Hideo Inou, engenheiro da divisão na NHK Media Technology, no ínicio do projeto não havia muitos players 4K60p disponíveis no mercado, mas o desejo do desenvolvimento da solução naquele momento era criar um player 8K pelo menor preço possível, o que necessitava que o controle fosse feito externamente. “O HyperDeck Studio 12G pôde satisfazer essas demandas e também é muito customizável. É uma solução surpreendentemente bem feita”, ressaltou.

“Mais ou menos na mesma época, a Sharp lançou uma TV 8K que possuia quatro entradas HDMI, o que foi muito positivo para nós. Ao usar essa TV, nós não precisamos usar conversores adicionais de forma que pudemos manter o preço do produto baixo”, continuou Naito.

O mecanismo do HyperCUBE é baseado em quatro “Sync Controller” (controladores de sincronização), que foi inventada pela companhia para manter os quatro HyperDeck Studio 12G em sintonia. Esse tecnologia permite que o player 8K funcione ao sincronizar cada uma das quatro saídas igualmente, em ¼ do tamanho da tela.

“Quanto à conexão, é muito simples, uma vez que o sistema é controlado ao conectar o Sync Controller e cada um dos HyperDeck através de RS-422. Foi muito importante torná-la uma solução simples e fácil de usar para qualquer um, já que entendemos que pode haver uma situação que não permita que uma equipe técnica seja envolvida como, por exemplo, um local que precisa fazer uma simples exibição de conteúdo 8K. Foi por isso que eu tentei projetar uma solução simples que não possui nem um botão de energia e reproduz o conteúdo automaticamente ao conectar um cabo de energia e um SSD”, disse Ino.

fonte: Panorama Audiovisual